A Segurança da Vida Eterna

“A Segurança da Vida Eterna”

 

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5.24

 

INTRODUÇÃO:

 

     Inicialmente devemos compreender que o pecado gerou a morte, e morte eterna. Paulo, em Romanos 5.12, afirma: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

     Essa é a consequência do pecado, a morte, e morte eterna.

     Entretanto o desejo de Deus para o homem, nunca foi a morte, e sim a vida. O próprio apóstolo Paulo em Romanos 5.8 atesta: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

     Este é o amor de Deus manifestado em seu Único Filho, oferecido como sacrifício vivo na Cruz do Calvário para nos dar a opção da Segurança da Vida Eterna. Jesus Cristo venceu a morte para nos doar a Vida Eterna.

 

“A Segurança da Vida Eterna”

 

I – É concedida ao que ouve e crê na Palavra de Deus

     . São palavras textuais de Jesus Cristo

         Crer, significa honrar, por em prática

     . São palavras de vida (v. 21)

“Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.”

     . O homem, a mulher que rejeita a Palavra de Jesus, está destinado à morte e morte eterna.

     . João Batista, afirmou em João 3.36:

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”

     . Muitos homens e mulheres estão vivendo sem alegria de viver, sem direção, estão procurando preencher a insegurança da vida, com a segurança de bens materiais, de diversões, de passeios.

     . Minha esposa estava conversando com uma pessoa que gastou muito tempo, e muito dinheiro para organizar uma festa para família, e quando minha esposa perguntou o depois ela falou: para desestressar eu vou para Dubai, eu vou para Paris e descanso um pouco. A vida passa a girar como uma roda viva, mas a insegurança espiritual permanece.

     . Jesus faz um convite, um grande convite.

Mateus 11.28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

     Um grande convite, e um convite amoroso. Ele não faz um convite para você ter bens materiais, para você prosperar financeiramente, mas Ele faz um convite para morar eternamente com Ele. Ele faz um convite para o descanso mais precioso que podemos ter, o descanso da nossa alma.

     É o descanso dos descansos, é a segurança do único que pode dar essa segurança. Ele afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim.” (João 14.6).

     É o descanso das incertezas deste mundo, das injustiças deste mundo.

     É o descanso da Segurança da Vida Eterna. É a certeza de que habitaremos no Novo Céu que Ele foi para nós preparar, onde o próprio Deus estará enxugando de nossos olhos todas as lágrimas.

 

“A Segurança da Vida Eterna”

 

II – Começa aqui na terra

     “... Tem a vida eterna.”

     . O verbo ter está no presente.

     . Não é uma hipótese, não é se você contribuir por um longo período na igreja, não é se você fizer penitências, não é por você participar de um projeto social.

     . A segurança da sua salvação, da vida eterna, começa no momento que você abre o seu coração, no momento que você pede socorro a Deus, e crê em seu Filho Jesus Cristo.

     . O seu nome é escrito no livro da vida, o livro que fica no cartório celestial. O seu nome é escrito com uma tinta que o fogo não destrói, a água não consegue estragar, a eletricidade não apaga, ele jamais é deletado porque está escrito eternamente com o sangue de Jesus Cristo.

     . Só Jesus Cristo pode conceder, só Ele morreu por seus pecados, ainda quando éramos pecadores, demonstrando a extensão e profundidade do seu amor por mim e por você.

 

“A Segurança da Vida Eterna”

 

III – Livra você do Juízo de Deus

     “... não entra em juízo...”

     . Jesus já pagou, na Cruz do Calvário, a nossa dívida. Ele apagou as cicatrizes do pecado que marcavam a nossa vida diante de Deus.

     . Quando olhamos para a santidade perfeita de Deus, a pureza dos seus olhos e mentes, é que compreendemos as feridas do pecado em nossa vida. Somos passíveis do juízo de Deus.

     . Entretanto, quando entregamos nossa vida a Jesus, e nos arrependemos dos nossos pecados e assumimos uma nova vida com Jesus, nossos pecados são perdoados e nossas feridas são saradas e cicatrizadas pelo poder do sangue purificador e restaurador de Jesus Cristo.

     Esta marca, a marca do sangue de Jesus em você, livra você do juízo eterno de Deus.

     Jesus procurado por um mestre em Israel, chamado Nicodemos, que desejava saber sobre a Segurança da Vida Eterna, afirmou: “Por que Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.”(João 3. 17,18).

 

“A Segurança da Vida Eterna”

 

IV – A certeza de que você nunca morrerá

     “... passou da morte para a vida...”

     . Nós temos duas vidas.

     . A vida física e a vida espiritual

     . A vida física recebemos quando nossos pais nos conceberam.

     . Após, crescemos e temos uma certeza: ela vai se acabar, vai voltar ao pó.

     . Por outro lado, temos uma alma, a vida espiritual, essa não acaba. Ela vai para a eternidade. O destino, é eu e você que escolhemos.

     . Jesus afirmou que se você abrir o seu coração e o receber como Senhor de sua vida, Ele será o seu salvador.

     . Esta é a certeza de que você nunca morrerá.

     . O seu corpo físico quando se acabar, naquele momento de sua alma partir para a eternidade, será Jesus que estará te recebendo. Você não vê a verdadeira morte, que é a morte da alma pela separação eterna de Deus, mas é Jesus que em vida você recebeu em seu coração, que estará de braços abertos te recebendo e introduzindo você no Novo Céu e na Nova Terra que Ele foi preparar.

 

CONCLUINDO:

 

     A Segurança da vida Eterna está ao alcance de todas as pessoas, o convite de Jesus é para todos, Ele não discrimina, Ele não recusa ninguém, Ele não faz uma seleção prévia, Ele deseja que todos se salvem, Ele deseja que todos tenham A Segurança da Vida Eterna. Amém.

 

Pr. João Roberto Raymundo