Atividades Regulares

 Domingo

8h – Reunião de Oração

9h – E. B. D (Escola Bíblica Dominical)

10h30 – Culto Matinal

19h – Culto Noturno

 Terça-feira

19h30 – Culto de Oração

 Quinta-feira

19h30 – Estudos Bíblicos

 Sábados ímpares

19h30 – Culto da Juventude

 Sábados pares

20h – Encontro dos casais

Login

Quem está Online

Temos 69 visitantes e Nenhum membro online

O Pastor Aprovado Por Deus

O Pastor Aprovado Por Deus

 

2 Tim. 2.15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

 

INTRODUÇÃO:

 

     O texto enfatiza a suprema autoridade da Palavra de Deus, como fonte primária do compromisso do Pastor Aprovado Por Deus. Lê-la, estudá-la, e aprendê-la, nunca deve ser substituído.

     A Bíblia é a única fonte de inspiração, de sabedoria, conhecimento e compreensão das verdades supremas e eternas. É a fonte da verdade que liberta (João 8.32), e uma mina de ouro de princípios práticos (Salmo 19.10)

João 8.32

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Salmo 19.10

“Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.”

Está sempre disposta a liberar e enriquecer o homem que procura sua verdade e riqueza. Por isso, através dos séculos, os cristãos verdadeiros assumem a recomendação de Paulo de que O Pastor Aprovado Por Deus, é aquele que sempre está estudando a Palavra de Deus. É a única maneira de viver uma vida saudável e equilibrada e usar bem a Palavra de Deus. A aplicação correta da Palavra de Deus é o resultado do estudo sistemático e diligente.

     Anteriormente (I Tim. 4.13) Paulo recomenda que Timóteo leia, aqui nesse texto ele ressalta a necessidade de estudar como poderosa arma na batalha espiritual que travamos (Hb. 4.2; Ef. 6.17)

I Tim. 4.13

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”

Hb. 4.2

“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”

Ef. 6.17

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”

 

O Pastor Aprovado Por Deus

 

I – Anda pelo caminho da santidade

     . Pureza, santidade, caráter ilibado, vida reta parece em alguns círculos, utopia.

     . Paulo enfatiza: procura apresentar-te a Deus aprovado. Aprovado por Deus significa trilhar o caminho trilhado por Jesus. Não há desvios nem de pensamentos, nem de atitudes. É estar servindo sempre em direção da Cruz e, somente em direção da Cruz.

     . Sem desvios, sem distorções

     . Mantem-se reto

     . É ser como Deus quer que sejamos

     . Evita qualquer indulgência carnal

     . Não cede aos impulsos e desejos e desejos da carne. V. 22

II Tim. 2.22

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”

     . Dedica-se a uma vida cheia do Espírito Santo. Uma vida que identifica a plenitude do Espírito Santo.

     . A santidade produz frutos em nossa vida

     . A santidade identifica o Pastor Aprovado por Deus

“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt. 7.20)

     . Produzir frutos de santidade identifica um obreiro aprovado.

     . Paulo adverte que o Pastor Aprovado por Deus, deve sempre seguir a fidelidade, pois é julgado pelo próprio Senhor.

I Cor. 4.2-4

“Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.”

     . Há de sempre ouvir o Canto do Galo

     . Muitos deixaram de ouvir o Canto do Galo

     . Não deixe o Galo cantar duas vezes (Mc. 14.29,30)

“E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.”

     . Se alguma coisa não for bem, chore imediatamente.

 

O Pastor Aprovado Por Deus

 

II – Anuncia a Palavra de Deus Ousadamente

   “... Como obreiro que não tem de que se envergonhar

(v. 15 b)

     . Não se curva diante dos desafios da modernidade

     . É sensível ao comando do Espírito Santo

     . A intimidação não o detém. Como soldado de Cristo e, sempre soldado raso, está pronto para o combate.

     . Clama em alta voz, não te detenhas. Levanta a tua voz como a trombeta, e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e a casa de Jacó os seus pecados. (Is. 58.1)

     . Arderá em seu coração, a chama do Evangelho do coração de Deus, o amor pelos perdidos, pelo homem que vai indo para matança, que está descendo para o abismo eterno.

     . Arderá seu coração a chama da retidão dos caminhos do Senhor e da salvação somente em Cristo Jesus

“Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que brilhe a sua retidão como a aurora, e a sua salvação como uma tocha acesa.” (Is. 62.2)

     . Arderá em seu coração a chama da certeza de que a Palavra de Deus é o poder do Senhor para libertar e salvar o homem das trevas do pecado para gloriosa Luz de Jesus.

“Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Rom. 1.46)

     . Arderá em seu coração o compromisso com o ide de Jesus, para resgatar e fazer discípulos de todos os povos, raças, línguas e nações.

“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” (Mt. 28.19)

     . Arderá em seu coração a chama de que foi Deus quem o chamou para anunciar a sua Palavra.

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o Ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

(Atos 20.24)

     . Arderá em seu coração a chama da pregação do evangelho em qualquer situação

Filipenses 1.20

“Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”

     Anunciar a Palavra de Deus ousadamente significa tudo isso. Significa também, que os sofrimentos institucionais, sofrimentos emocionais, sofrimentos relacionais, sofrimentos espirituais não abalam e nem desanimam no firme propósito de anunciar a Palavra de Deus ousadamente.

(Fil. 1.1-19)

1- PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

2- Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

3- Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,

4- Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,

5- Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.

6- Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

7- Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. 8- Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.

9- E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,

10- Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;

11- Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

12- E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;

13- De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;

14- E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

15- Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;

16- Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.

17- Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

18- Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

19- Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

    

     .Em tudo o Pastor Aprovado por Deus fala positivamente.

 

O Pastor Aprovado Por Deus

 

III – Expõe a Palavra da Verdade como ela é.

     . A Palavra de Deus é o que completa o homem. Na história da criação, em Gênesis, Adão permaneceu incompleto até que veio Eva. Assim é o homem sem a Palavra de Deus.

     . A Palavra de Deus nutre, alimenta, restaura, dá sentido e rumo a vida, fortalece e salva o homem na sua singeleza.

     . A Palavra de Deus protege o homem

Salmo 119.11

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

     . A Palavra de Deus consola o homem

Salmo 46.1

“DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

    

     . A Palavra de Deus edifica a Igreja de Jesus

     . A Palavra de Deus conduz o povo de Deus na direção e posição correta. “Experimentando por completo o evangelho, que redime pessoas inteiras em uma comunidade de fé” como afirma Eugene Peterson em seu livro “O Pastor Que Deus Usa.”

     . O Pastor Aprovado Por Deus, procura proteger essa comunidade da fé, que é a igreja. A igreja é útil para essa ação sobrenatural.

     . Há pessoas, afirma Eugene Peterson que deixam a Palavra da verdade, e torcem a finalidade da igreja:

“Os profissionais da propaganda desejam usá-la como mercado para seus produtos.”

     . Organizações políticas, como meio de obter apoio para suas ambições e causas.

     Registra ainda ele, os telefonemas que recebeu:

- Do dono de uma pista de boliche, pedindo para organizar uma equipe na igreja (“Porque eu sei, pastor, que o Senhor se preocupa em reunir as pessoas para que elas trabalhem com seus conflitos de forma construtiva, e não há nada melhor para isto do que o esporte.”)

- Do presidente de uma sociedade de prevenção do câncer que queria que ele convocasse todas as mulheres da igreja para fazerem o exame Papanicolau (“Porque eu sei que o senhor se interessa pelo bem-estar dos membros de sua igreja”) exames, estes, pagos.

- Do representante de uma empresa que faz catálogos de telefone com fotografias (para ajudar os membros da igreja se conhecerem uns aos outros).

     Estas são tentativas de usar a liderança de Pastor na comunidade em que atua, desvirtuando a função pastoral e da igreja.

     Paulo adverte: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.”

(II Tim. 3.14-17) 

     Paulo enfatiza a função primordial do Pastor: expor a Palavra da verdade como ela é. Expor significa viver a Palavra da verdade.

     Paulo recorda, como estou recordando sobre você Junior, nesta noite memorável para mim e para sua mãe.

“...Timóteo meu amado filho: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor. Lembro-me das tuas lágrimas... trazendo a fé não fingida que há em ti, a qual primeiro habitou em tua vó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”

     . Lembro-me de você Júnior quando chorou quando ao chegar no interior do Ceará, para primeira experiência de trabalho no Radical Brasil, as coisas não estavam saindo como planejado. Quando chorou pelas enfermidades de seus pais, quando chorou pela partida de suas avós.

     . É impossível esquecer quem chorou por nós

     . É impossível esquecer quem tem um bom testemunho

     . É impossível esquecer quem tem uma fé autêntica, não fingida

     Expor, Júnior, a Palavra como ela é, o levará a posições que não poderão ser negociadas. Levará você a decisões difíceis. Levará você a seguir a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Levará você a fugir das falsas doutrinas, das paixões da mocidade, de não ver o Ministério como fonte de lucro, e que guardes este mandamento imaculado e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

     Júnior, exponha a Palavra da verdade como ela é “... pura e simples...” como está registrada na bíblia a mensagem..

     Cada ato pastoral, cada palavra proferida, cada dia do Senhor, cada dia da semana, cada relacionamento, cada conversa, cada reunião ou encontro por acaso é a oportunidade de o pastor escrever a história do propósito de Deus para o mundo afirma David Fisher em seu livro “O Pastor do Século 21”. Ou seja é sempre uma ocasião oportuna para que a pureza e a simplicidade da Palavra domine sua vida, o seu coração, que sua vida seja exposta como ela é.

 

CONCLUSÃO:

 

O Pastor Aprovado Por Deus

     . Atenderá o coração de Deus

     . Abençoará o Ministério Pastoral

     . Alimentará o rebanho de Jesus

     . Anunciará a Palavra de Deus no caminho da santidade, ousadamente e como ela deve ser pregada. Sempre em direção da Cruz de Cristo Jesus.

     . Assim meu filho amado e consagrado ao Senhor desde antes do seu nascimento, tudo o que você fizer, prosperará.

 

Pr. João Roberto Raymundo